A Educação Infantil, tem como objetivo promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças por meio de experiências lúdicas, interativas e construtivas norteadas por princípios de aprendizagem e pelo trabalho didático organizado por campos de experiências, como: ação e exploração, diálogo contínuo, intervenção didática, resolução de problemas como metodologia e processo cognitivo, trabalho em grupo, valorização das interações e da valorização da brincadeira. Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, sendo: O eu, o outro e o nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Através das estratégias pedagógicas adequadas ao seu universo, eles terão condições de executar com maior probabilidade de êxito as tarefas que lhes serão propostas futuramente.