Pré-Requisitos
Graduados (inclusive tecnólogos), formados em cursos recon⊗hecidos pelo MEC, nas modalidades presencial ou à distância.
Objetivos
O curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica visa formar especialistas capazes de integrar diferentes áreas de modo coerente. Tem como meta adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano e os processos de aprendizagem. Tem como objetivo formar especialistas envolvidos com a ética e fundamentação científica acumulada e em desenvolvimento, capaz de compreender o impacto de sua atuação para o bem estar da sociedade podendo atuar em duas áreas:
Institucional
Considerando-se que o objeto de estudo é a pessoa em desenvolvimento e as alterações de tais processos, busca-se desenvolver competências e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, num sentido amplo, não se restringindo a uma só agência, isto é, a educação formal, mas possibilitando a atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade (ONGs, hospitais,empresas, creches, família).
Clínica
Desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana.
Público Alvo
Profissionais em exercício e demais interessados em ampliar seus conhecimentos da área de Psicopedagogia Institucional e Clínica. Graduados em pedagogia e demais licenciaturas (plenas), bem como outros profissionais que atuam ou desejam atuar na área da educação.
Disciplinas
Diagnóstico e Intervenção Clínica;
Atuação Psicopedagógica Clínica;
Neuropsicopedagogia;
Estágio Supervisionado na área de saúde, em instituições educacionais e em escolas;
Seminário de Integração da Prática Psicopedagógica;
Estruturação do campo de estágio:
1. Campos de estágio supervisionado:
– Área de saúde (Postos de saúde, hospitais, clinicas,…)
– Instituições (APAE, outras instituições…)
– Escolas (públicas e particulares)
2. As supervisões de estágio serão realizadas quinzenalmente nas Faculdades Network em grupos com modulação 1/10 (1 professor para cada 10 alunos) – na disciplina Seminário de Integração da Prática Psicopedagógica.
Dias de Aulas
Aulas presenciais, atendimento In Company sob consulta.