Ideologia: (re) significação dos contos” Rapunzel”e “Procurando Firme”
RESUMO
Este trabalho gira em torno da (re) significação e (des) construção, do conto “Rapunzel” e “Procurando Firme” O aluno ao ouvir e interpretar as histórias, buscar compreender, repensar e relacioná-la a fatos contextualizados com suas práticas sociais, ele dá significado para si e resolve conflitos internos, auxiliando no seu processo de aprendizagem.
Quais valores são percebidos e incutidos? Desses valores quais são percebidos nos textos dos alunos? Quais marcas, da visão ideológica do texto, permanecem e /ou são modificados na produção dos alunos. O objetivo principal deste trabalho é investigar o papel que os dois contos desempenham na educação das crianças. De que maneira eles podem contribuir na sua formação moral, valores, ético.
A metodologia usada em minha pesquisa é de caráter interpretativo e qualitativo dando uma atenção especial na questão de gênero, que no decorrer dos textos dos alunos vão aparecendo, de forma explícita.
Diante do exposto, a Literatura Infantil, como também o livro infantil precisa ser (re) descoberto, despertar a imaginação / fantasia, que engaje o aluno em uma experiência rica de vida, de inteligências e de emoções.
Palavra chaves: - Literatura Infantil, valores, re (significação), fantasias, imaginação, contos de fadas.
Orientador: Profª. Me. Angela Derlise Stübe Netto.